segunda-feira, 31 de julho de 2017

Adutora do Siriji vai abastecer nove cidades do Agreste

Em visita ao blog, há pouco, o secretário de Agricultura de Pernambuco, Nilton Mota, anunciou a conclusão da adutora do Siriji, uma obra orçada em R$ 40 milhões e que ficou pronta em seis meses. São 40 quilômetros de adutora que devem amenizar os problemas de abastecimento em nove cidades do Agreste pernambucano. São elas: Surubim, Vertentes, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Casinhas, Orobó, João Alfredo e Bom Jardim.
De acordo com Nilton Mota, a obra faz parte da integração das soluções hídricas para a região enquanto a Adutora do Agreste, que seria a medida definitiva, não fica pronta. A adutora do Siriji tem capacidade para armazenar 18 milhões de metros cúbicos de água. A obra foi executada pelo governo federal em parceria com o governo de Pernambuco.
“Semana passada, começamos a receber água do sistema e esses nove municípios retornaram a ter água em suas torneiras. Temos que ter a consciência de que é uma obra ainda intermediária, que vai funcionar com racionamento e que devemos economizar água. Mas estive sábado passado em Vertente do Lério e pude constatar a alegria daquela população, tendo em vista que a cidade é um exemplo claro da dificuldade nesse setor e voltou a ter água nas torneiras após cinco anos”, afirmou Mota.
Esses nove municípios eram abastecidos pela barragem de Jucazinho, que entrou em colapso ano passado, obrigando o governo a buscar soluções alternativas. Mas para resolver definitivamente os problemas de abastecimento da região, somente com a Adutora do Agreste, obra orçada em R$ 1 bilhão e que deverá atender 68 municípios.
Renegociação – O secretário Nilton Mota contou ao blog que o estado conseguiu a renegociação das dívidas dos agricultores e pequenos produtores até 2012. Em seguida, após muitos pedidos de trabalhadores do campo, o estado também conseguiu a renegociação para os endividados entre 2012 e 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário